O acúmulo de poeira em casa é um dos principais causadores de crises alérgicas em pessoas que tem asma, rinite ou bronquite. Sintomas dessas crises incluem espirros, coriza, tosse ou falta de ar, conforme o tipo de alergia, causando desconforto, agitação, irritação e falta de concentração.
Portanto, é essencial que a limpeza de sua casa seja feita de forma constante, para evitar o acúmulo de poeira no chão e também em cortinas, tapetes, carpetes, cobertores, travesseiros, colchões, móveis e objetos. A limpeza deverá ser feita com pano úmido ou aspirador, conforme a superfície. Não use vassoura, pois a poeira irá subir, fazendo com que o alérgico venha a respirar essa poeira.
No caso de travesseiros e colchões, é recomendado que sejam forrados com napa impermeável e sem zíper, o que facilita a limpeza e também evita a proliferação de ácaros.
Essas são importantes medidas de controle ambiental, que ajudam a diminuir a ocorrência de crises alérgicas respiratórias.
Com menos crises alérgicas, a pessoa ganha qualidade de vida, ficando disposta e concentrada para as atividades do dia a dia.
Além do controle ambiental, o tratamento contra alergia respiratória poderá incluir o uso de vacinas e medicamentos, a ser definido por um médico alergista, mediante verificação do histórico e situação da pessoa.