As amígdalas são nódulos situados no fundo da garganta, sendo a primeira defesa contra vírus e bactérias que entram pelo nariz ou pela boca.
Ao efetuar essa defesa, as amígdalas podem ficar inflamadas, causando um quadro de amigdalite. Dor de garganta, dificuldade para engolir, febre e inchaço dos gânglios do pescoço são os principais sintomas de que a pessoa está com amigdalite.
A consulta com um médico é essencial para o correto diagnóstico da amigdalite. Atenção especial deverá ser dada caso a dor de garganta seja muito forte, impedindo a pessoa de engolir alimentos ou ingerir líquidos de forma satisfatória.
O tratamento contra amigdalite é feito com medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, se causada por vírus, e antibióticos, caso seja causada por bactérias.
No caso da amigdalite causada por bactérias, o tratamento feito de modo inadequado ou a demora em buscar tratamento pode fazer com que as bactérias venham a atingir os rins, causando inflamação conhecida como nefrite. Além disso, pode ocorrer o surgimento de bolsa de pus, próximo das amígdalas.