Alergia alimentar em época de Natal e Ano Novo

7 de dezembro de 2021

Carne de porco, nozes, castanhas, amendoim e frutos de mar (ex: camarão), são responsáveis por muitos casos de alergia alimentar em época de Natal e Ano Novo.

Além disso, essa é uma época em que há muito consumo de doces que levam ovos e leite de vaca, como bolos, tortas e rabanadas.

Muitas pessoas passam mal após a ceia de Natal e Ano Novo e acham que isso ocorreu por causa do consumo exagerado de qualquer desses alimentos. Em alguns casos, a pessoa pode ter alergia a determinado alimento, vindo a apresentar sintomas como coceira, vermelhidão, náuseas, dor abdominal ou tontura.

Em situações mais graves, a pessoa pode ter urticária, choque anafilático e edema de glote (inchaço na garganta), com risco de morte, se não houver socorro imediato.

Existem dois testes que podem auxiliar no diagnóstico de alergia alimentar: o teste cutâneo e o teste no sangue, que verificam a existência de anticorpos produzidos pelo sistema imunológico da pessoa com alergia.

Posted in Blog by admin | Tags:
1 de dezembro de 2021

Febre, fadiga, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta, calafrios e tosse são sintomas comuns numa gripe.

Entretanto, se a gripe for causada pelo vírus influenza A, subtipo H1N1, esses sintomas ficam muito mais intensos, o que pode incluir febre alta, dores por todo o corpo e dificuldade para respirar. Além disso, existe um risco maior da pessoa apresentar complicações como pneumonia, sinusite, bronquite, miocardite, etc.

Essas complicações ocorrem principalmente em pessoas de grupo de risco (idosos, crianças menores de 2 anos, pessoas com doenças crônicas, gestantes) ou em situações de tratamento inadequado ou não tratamento da gripe.

A vacinação é a melhor forma de se prevenir contra a gripe, podendo ser encontrada a vacina trivalente, na rede pública de saúde, e a vacina quadrivalente, na rede particular.

A vacina quadrivalente contém 4 cepas do vírus da gripe específicas para 2021 (H1N1, H3N2 e duas cepas de InfluenzaB), oferecendo maior proteção contra a doença do que a vacina trivalente, que contém apenas 3 cepas.

Posted in Blog by admin | Tags: ,
10 de novembro de 2021

O mofo é um dos principais causadores de crises alérgicas em pessoas que tem alergia respiratória, como asma ou rinite.

Desta forma, é importante que sejam adotadas algumas medidas de controle ambiental em casa, para melhorar a qualidade de vida do alérgico.

Podemos destacar 4 medidas:

1. Permitir a entrada de luz do sol e ventilação nos ambientes da casa, para evitar a umidade e o aparecimento de mofo;

2. A cama não deverá estar perto de uma parede que contenha umidade ou mofo;

3. Forrar travesseiros e colchões com napa impermeável e sem zíper, para evitar o acúmulo de umidade de nosso corpo nesses itens. Além disso, essa forração facilita a limpeza;

4. O banheiro é uma área que exige limpeza constante para evitar o acúmulo de umidade e aparecimento de mofo, principalmente embaixo da pia e na área do chuveiro, especialmente se houver cortina plástica.

Além dessas medidas de controle ambiental, o tratamento contra alergia respiratória poderá incluir o uso de vacinas e medicamentos, a ser definido por um médico

Posted in Blog by admin | Tags: , ,
3 de novembro de 2021

Os ácaros são pequenos aracnídeos invisíveis a olho nu, sendo um dos principais responsáveis por causar alergias respiratórias, como asma, rinite e bronquite.

Suas fezes contém uma substância que serve de gatilho para a pessoa começar a ter espirros, coriza e até falta de ar, conforme o tipo de alergia.

Eles se acumulam e proliferam em locais com muita poeira. Portanto, tapetes, carpetes, cortinas e bichos de pelúcia devem ser evitados na casa onde vive uma pessoa com alergia respiratória, pois são grandes acumuladores de poeira.

Além disso, travesseiros e colchões também acumulam ácaros, devido à descamação da pele e umidade do nosso corpo. sendo recomendado cobrí-los com napa impermeável e sem zíper, o que evita sua proliferação e facilita a limpeza.

Através do teste alérgico, é possível descobrir se a pessoa apresenta reação aos ácaros.

Detectada essa reação, é necessário iniciar um tratamento contra alergia, que inclui o uso de vacinas e medicamentos, a ser definido por um médico alergista, e também a adoção de medidas de controle ambiental

Posted in Blog by admin | Tags: , ,
27 de outubro de 2021

Poeira e ácaros são dois dos principais causadores de alergias respiratórias, como asma e rinite, sendo recomendado a adoção de algumas medidas de controle ambiental relacionadas à limpeza da casa, para que o alérgico sinta-se melhor, ganhando qualidade de vida:

1. Fazer a limpeza do chão com pano úmido ou aspirador, para a poeira não subir e se espalhar;

2. Fazer a limpeza de outras superfícies, como móveis e objetos, com pano úmido ou outro produto de limpeza, conforme a superfície. Evite o uso de espanador, pois a poeira irá subir e se espalhar;

3. As roupas de cama e cobertores devem ser lavados regularmente e, se possível, colocados ao sol para secagem;

4. Colchões e travesseiros são grandes acumuladores de ácaros. Forrar esses itens com napa impermeável e sem zíper evita a proliferação de ácaros e facilita muito a limpeza.

Além das medidas de controle ambiental, o tratamento contra alergia respiratória poderá incluir o uso de vacinas e medicamentos, a ser definido por um médico alergista, mediante verificação do históri

Posted in Blog by admin | Tags: , ,
14 de outubro de 2021

Alergias respiratórias, como asma, rinite e bronquite, podem prejudicar sua qualidade de vida, se não houver tratamento.

O controle ambiental é parte importante desse tratamento e serve para afastar ou diminuir a quantidade de alérgenos na casa, como poeira, fezes de ácaros, mofo, pelos de animais, entre outros, que são responsáveis por causar crises alérgicas respiratórias.

Existem dezenas de medidas de controle ambiental que fazem o alérgico se sentir melhor em casa. Podemos destacar 5 medidas:

1. Limpeza com pano úmido ou aspirador, para evitar a subida da poeira;

2. Retirada de tapetes, carpetes e cortinas, pois são grandes acumuladores de poeira;

3. Eliminação de mofo;

4. Forração de travesseiros com napa impermeável e sem zíper, o que facilita a limpeza e também evita a proliferação de ácaros;

5. Lavagem constante de roupas de cama e cobertores.

Além do controle ambiental, o tratamento contra alergia respiratória poderá incluir o uso de vacinas e medicamentos, a ser definido por u

Posted in Blog by admin | Tags: , , ,
28 de setembro de 2021

Com a chegada da primavera, aumentam os casos de alergia respiratória (asma, rinite e bronquite) causados principalmente pelo pólen e por fezes de ácaros.

O pólen é um grão produzido pelas flores e gramíneas. Como elas crescem mais rápido na primavera, há maior quantidade de pólen produzido, sendo facilmente espalhado pelo vento.

Cedro, girassol, capim, relva, crisântemo, oliveira, pinheiro, jasmim, margarida e violeta são alguns exemplos de flores ou gramíneas bastante conhecidas e que produzem uma grande quantidade de pólen.

Com relação aos ácaros, eles se proliferam com maior facilidade na primavera, por ser uma época de temperaturas suaves. As proteínas contidas nas fezes dos ácaros são responsaveis por causar crises alérgicas respiratórias.

Essas crises alérgicas causadas pelo pólen e por fezes de ácaros podem ser controladas ou amenizadas através do uso de vacinas e medicamentos, prescritos por um médico alergista, após a verificação do histórico e situação do paciente. Além disso, devem ser adotadas medidas de controle ambiental na casa on

Posted in Blog by admin | Tags: , , , ,
22 de setembro de 2021

A doença mão-pé-boca é causada pelo vírus Coxsackie, podendo provocar lesões na boca, amígdalas, faringe, palma das mãos e planta dos pés. Antes do surgimento das lesões, é comum a pessoa ter febre.

Lesões na boca, amígdalas e na faringe podem evoluir para ulcerações, fazendo com que a pessoa tenha muita dificuldade de engolir alimentos e ingerir líquidos.

A doença atinge principalmente crianças com menos de 5 anos de idade, sendo que o contágio ocorre através de secreções nasais, saliva, fezes, alimentos e objetos contaminados.

Os sintomas da doença desaparecem depois de alguns dias, devendo a pessoa ficar de repouso, ingerir muito líquido e alimentar-se bem até a completa recuperação. Caso esteja com dificuldade de engolir, poderá recorrer a alimentos pastosos e bebidas geladas.

Como é uma doença contagiosa, deve-se evitar o contato da pessoa doente com outras pessoas, até a recuperação.

A consulta com um médico é fundamental para o correto diagnóstico da doença mão-pé-boca, pois ela pode ser confundida com outras doenças, como

Posted in Blog by admin | Tags:
15 de setembro de 2021

Algumas situações contribuem para que a criança possa apresentar quadro de rinite desde cedo. Podemos destacar duas situações:

1. Genética: Se o pai e a mãe tem rinite, a probabilidade do filho ter rinite é enorme. Se apenas um dos pais tiver rinite, a chance da criança ter rinite também é alta.

2. Contato com alérgenos (ex: fezes de ácaros, poeira, mofo, pelos de animais), que podem estar presentes em tapetes, carpetes, cortinas, travesseiros, colchões, bichos de pelúcia, etc. Esses alérgenos são responsáveis por desencadear sintomas de rinite, como espirros, coriza, coceira no nariz e nariz entupido.

Se a criança tiver rinite, é recomendável que o tratamento seja iniciado o quanto antes, para diminuir a ocorrência dos sintomas ou que tais sintomas fiquem mais leves.

Desta forma, a criança ganha qualidade de vida e fica disposta para as atividades do dia a dia. É importante mencionar ainda que o tratamento na infância pode contribuir para que haja remissão da rinite na vida adulta.

O tratamento contra rinite é feito com o uso de vacinas e medic

Posted in Blog by admin | Tags: ,
2 de setembro de 2021

A dermatite de contato é uma reação que ocorre na pele, devido ao contato com alguma substância que pode causar irritação ou alergia.

Substâncias presentes em produtos de limpeza, bijuterias e itens de beleza são responsáveis por grande parte dos casos de dermatite de contato. Um exemplo de substância é o níquel, presente na composição de bijuterias como brincos, anéis, colares e pulseiras.

Vermelhidão, coceira e surgimento de pequenas bolinhas na pele são alguns dos principais sintomas da dermatite de contato, sendo necessário procurar atendimento médico com urgência se a pessoa apresentar reação alérgica devido ao uso de determinado item ou produto e essa reação se espalhar pelo corpo.

Através do teste alérgico, é possível descobrir qual é a substância causadora da reação alérgica, cabendo ao médico alergista definir o tratamento mais adequado para a a pessoa que apresenta dermatite de contato.

Posted in Blog by admin | Tags: ,
× Whatsapp