Dermatite de contato

2 de setembro de 2021

A dermatite de contato é uma reação que ocorre na pele, devido ao contato com alguma substância que pode causar irritação ou alergia.

Substâncias presentes em produtos de limpeza, bijuterias e itens de beleza são responsáveis por grande parte dos casos de dermatite de contato. Um exemplo de substância é o níquel, presente na composição de bijuterias como brincos, anéis, colares e pulseiras.

Vermelhidão, coceira e surgimento de pequenas bolinhas na pele são alguns dos principais sintomas da dermatite de contato, sendo necessário procurar atendimento médico com urgência se a pessoa apresentar reação alérgica devido ao uso de determinado item ou produto e essa reação se espalhar pelo corpo.

Através do teste alérgico, é possível descobrir qual é a substância causadora da reação alérgica, cabendo ao médico alergista definir o tratamento mais adequado para a a pessoa que apresenta dermatite de contato.

Posted in Blog by admin | Tags: ,
25 de agosto de 2021

Muitos casos de alergia surgem na infância, pelo fato do sistema imunológico da criança ainda não estar completamente desenvolvido.

Além disso, se algum dos pais tiver alergia, a chance da criança desenvolver alergia aumenta de forma considerável.

Esses são os tipos de alergia mais comuns em crianças:

1. Alergias respiratórias, como asma, rinite e bronquite;

2. Alergia alimentar, principalmente a leite de vaca, ovo, soja, trigo, amendoim, peixes e frutos do mar;

3. Dermatite atópica (também conhecida como eczema atópica), sendo uma alergia de pele que atinge principalmente o pescoço, face, dobras dos braços e a região atrás do joelho;

4. Alergia a picada de insetos, principalmente formigas, abelhas, mosquitos, vespas e marimbondos.

O tratamento contra alergia é definido por um médico alergista, mediante verificação do histórico e situação atual da criança. Conforme o tipo de alergia, poderá ser feito uso de vacinas e/ou medicamentos, além da adoção de medidas de controle ambiental.

Posted in Blog by admin | Tags: , , , , ,
17 de agosto de 2021

Apresentar reações leves ou moderadas após tomar uma vacina podem indicar que o sistema imunológico da pessoa está produzindo anticorpos contra o agente causador da doença que a vacina previne.

Dor no local da injeção, febre baixa, dor de cabeça, dor muscular, fadiga, calafrios, náuseas, vômitos e diarreia são exemplos de reações leves ou moderadas, que costumam surgir de 24 a 48 horas após a vacinação.

O fato de determinada pessoa não apresentar reações após se vacinar não significa que a vacina não esteja funcionando, já que fatores como idade, composição da vacina e particularidades do sistema imunológico da pessoa podem contribuir para que não ocorram reações.

Posted in Blog by admin | Tags:
10 de agosto de 2021

Reações graves à vacina contra covid-19 podem ocorrer se a pessoa tem alergia a algum componente da vacina ou síndrome rara causada pela presença de anticorpo PF4.

A reação grave pode ocorrer no momento da aplicação da vacina ou após alguns minutos ou horas da aplicação.

O choque anafilático é um exemplo de reação grave, decorrente da alergia a determinado componente da vacina. Inchaço na garganta, boca ou língua, palidez, falta de ar, tontura, náuseas, vômito, desmaio e parada cardíaca são alguns dos sintomas do choque anafilático.

No caso da síndrome rara causada pela presença de anticorpo PF4, a pessoa pode apresentar quadro de trombose após a vacinação.

Ocorrendo qualquer dessas situações, é necessário atendimento médico imediato para salvar a pessoa. Além disso, deverá ser suspensa a aplicação de outras doses da vacina contra covid-19 para essa pessoa.

Posted in Blog by admin | Tags: , ,
28 de julho de 2021

Alergia ao frio (também conhecida como urticária ao frio) pode ocorrer devido à exposição da pessoa ao ar frio e também quando há contato da pele com água ou objetos gelados.

O surgimento de placas avermelhadas na pele e ocorrência de coceiras podem indicar um quadro de alergia ao frio, sendo fundamental a consulta com um médico alergista para o exato diagnóstico.

A pessoa que tem alergia ao frio pode sofrer choque anafilático, no caso de exposição intensa ao frio. Inchaço na garganta, boca ou língua, palidez, falta de ar, tontura, náuseas, vômito, desmaio e parada cardíaca são alguns dos sintomas do choque anafilático.

O tratamento contra esse tipo de alergia é feito com medicamentos e adoção de medidas para se proteger do frio.

Posted in Blog by admin | Tags:
15 de julho de 2021

O acúmulo de poeira em casa é um dos principais causadores de crises alérgicas em pessoas que tem asma, rinite ou bronquite. Sintomas dessas crises incluem espirros, coriza, tosse ou falta de ar, conforme o tipo de alergia, causando desconforto, agitação, irritação e falta de concentração.

Portanto, é essencial que a limpeza de sua casa seja feita de forma constante, para evitar o acúmulo de poeira no chão e também em cortinas, tapetes, carpetes, cobertores, travesseiros, colchões, móveis e objetos. A limpeza deverá ser feita com pano úmido ou aspirador, conforme a superfície. Não use vassoura, pois a poeira irá subir, fazendo com que o alérgico venha a respirar essa poeira.

No caso de travesseiros e colchões, é recomendado que sejam forrados com napa impermeável e sem zíper, o que facilita a limpeza e também evita a proliferação de ácaros.

Essas são importantes medidas de controle ambiental, que ajudam a diminuir a ocorrência de crises alérgicas respiratórias.

Com menos crises alérgicas, a pessoa ganha qualidade de vida, ficando disposta e concentrada

Posted in Blog by admin | Tags: , , ,
12 de julho de 2021

A hemólise consiste na destruição das células do corpo, principalmente das células vermelhas. Isso pode ocorrer por vários motivos, sendo que um dos mais comuns é a deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD), enzima responsável pela produção de energia. Essa deficiência é uma doença genética, que pode ser detectada no bebê através do teste do pezinho ampliado.

Palidez nos lábios, palmas das mãos e planta dos pés, icterícia, urina mais escura, vômitos, dores abdominais, cansaço e fraqueza muscular são alguns dos sintomas da hemólise.

Caso seu filho apresente alguns desses sintomas, é necessário procurar atendimento médico com urgência, para que seja feito o correto diagnóstico do que está causando a hemólise e definição do tratamento mais adequado.

Posted in Blog by admin | Tags:
5 de julho de 2021

O inverno é uma estação que exige maior atenção com determinadas doenças, como gripe, pneumonia e meningite bacteriana, pois ficamos em ambientes fechados com outras pessoas por mais tempo, o que facilita a proliferação do vírus causador da gripe e de bactérias causadoras de pneumonia e meningite.

Além disso, as temperaturas baixas e o ar seco, comuns nessa estação, contribuem para a ocorrência de crises respiratórias, decorrentes de alergias como rinite, bronquite, sinusite ou asma.

A vacinação é a melhor forma de se prevenir contra gripe, pneumonia e meningite. No caso das alergias respiratórias, é recomendado a realização de tratamento com vacinas e medicamentos, conforme a situação, para diminuir a ocorrência de crises alérgicas ou que as crises fiquem mais leves.

Posted in Blog by admin | Tags: , , , , , , ,
18 de junho de 2021

O teste do pezinho é um exame feito com o sangue coletado da região do calcanhar do bebê.

Esse teste serve para detectar doenças graves no bebê, que podem afetar as células do sangue, a circulação sanguínea, a produção de hormônios, o metabolismo, o sistema imunológico, etc.

A detecção de doença através desse teste permite que o tratamento possa ser iniciado o quanto antes, podendo prevenir problemas de desenvolvimento físico ou mental na criança.

O teste do pezinho ampliado, disponível na rede particular de saúde, possibilita a detecção de mais de 50 doenças, sendo recomendado sua realização a partir de 48 horas de vida do bebê.

Posted in Blog by admin | Tags:
16 de junho de 2021

Choque anafilático é uma reação alérgica grave que a pessoa pode ter, devido à picada de algum inseto ou contato com determinada substância presente em medicamentos ou alimentos.

Em alguns casos, a reação é imediata, ou seja, no momento do contato com a substância. Em outras situações, a reação pode ocorrer após algumas horas ou minutos.

Inchaço na garganta, boca ou língua, palidez, falta de ar, tontura, náuseas, vômito, desmaio e parada cardíaca são alguns dos sintomas do choque anafilático.

Em caso de choque anafilático, o atendimento prestado por um médico é fundamental para salvar a pessoa. Conforme a situação, o médico poderá fazer uso de itens como ambu e adrenalina, para combater os sintomas do choque anafilático.

A adrenalina é um medicamento que ajuda na dilatação dos brônquios, fazendo com que a pessoa volte a respirar. Também serve para aumentar a frequência cardíaca e a pressão arterial, para que o sangue chegue mais rápido em todas as partes do corpo.

Posted in Blog by admin | Tags:
× Whatsapp